

"Formulando e desenvolvendo políticas relacionadas à área de Gestão de Pessoas para as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica"
História do FORGEP
Em outubro de 2009, em reunião direcionada para a promoção da Reforma Administrativa, denominada “De Para”, realizada no MEC, sob a supervisão da SETEC e do MPOG, aconteceu a primeira concentração dos Dirigentes de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico. Esse movimento foi realizado com o intuito de padronizar as estruturas organizacionais no SIAPE, para a integralização da folha de pagamento. Nesta oportunidade, foi reivindicado à SETEC que intercedesse junto ao CONIF, no sentido de incentivar a criação de um fórum dos dirigentes de gestão de pessoas, vislumbrando a possibilidade de um trabalho em rede, promovendo a uniformização de procedimentos, principalmente para garantir o tratamento isonômico aos servidores, concentrando os entendimentos exclusivos referentes aos Institutos Federais, otimizando os recursos e permitindo a troca de experiências.


Em abril de 2010, os dirigentes de gestão de pessoas dos Institutos Federais foram convocados pelo CONIF para participar de uma reunião direcionada à criação deste fórum. O fórum foi criado com a denominação de FORGEP – Fórum de Dirigentes de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Técnico, Científico e Tecnológico. Inicialmente, o FORGEP estava vinculado à Câmara de Desenvolvimento Institucional do CONIF. Devido a complexidade e diversidade de temas e demandas, o CONIF posteriormente criou a Câmara de Gestão de Pessoas, a qual o FORGEP se encontra vinculado atualmente.