top of page

Notícias relacionadas ao FORGEP

Nesta página encontrará notícias relacionadas ao FORGEP.

Fórum discute propostas para a gestão de pessoas

 

A construção de pauta para 2017 e a garantia de reposição do banco de servidores da Rede Federal pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Augusto Akira Chiba, são os principais resultados do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) realizado na semana passada em Brasília. Os debates reuniram representantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o Brasil.

Quatro núcleos temáticos foram criados para dar conta das demandas previstas e da proposição de novas pautas. Dessa forma, o Forgep dará continuidade às propostas de Adicional de Interiorização e de auxílio-transporte; articulará parcerias com instituições públicas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos servidores – Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) – e buscará o reconhecimento dos setores de recursos humanos. “É necessário um esforço para posicionar as unidades de gestão de pessoas em um nível estratégico no organograma das instituições”, destacou o coordenador do Fórum, Rafael Gonçalves.

Em um primeiro diálogo com a Rede Federal, o secretário Augusto Akira Chiba anunciou que o provimento de cargos não sofrerá restrições em 2017, desde que já estejam autorizados. Nesse sentido, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, incentivou a efetiva atuação do Forgep para que as instituições de educação profissional sejam preservadas. “O momento é de crise, mas podemos contribuir positivamente para a construção de um novo cenário”, enfatizou.

A modernização dos processos na área de gestão de pessoas também foi anunciada pelo secretário do Ministério do Planejamento. Para ele, a implantação de canais de autoatendimento é uma alternativa para a otimização e redução de custos. Atualmente cerca de 28 mil servidores atuam na área de pessoal em 220 órgãos federais ligados ao Sistema de Pessoal Civil (Sipec). “É um número grande de servidores que podem contribuir em processos mais estratégicos para a gestão de pessoas nas instituições. A automatização de operações trará muitos benefícios, a exemplo do que ocorre com os bancos no atendimento aos seus clientes”, disse, anunciando ainda que a formação de lideranças e a criação de um banco de talentos também estão entre as prioridades da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público (Segrt).

O coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e o vice-presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, também acompanharam as atividades do Forgep.

Fonte: www.conif.org.br

Forgep dá continuidade à elaboração de propostas

Com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ainda no segundo semestre de 2016, o Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) apresentará duas importantes propostas que contemplarão os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por meio de grupos de trabalho (GTs), estão sendo viabilizadas a elaboração de um programa de ambientação para os aprovados nos concursos públicos e a proposição de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores.

Para a ambientação dos novos servidores, além de propor diretrizes gerais, o Forgep desenvolverá um curso de adaptação para que os docentes e técnico-administrativos (TAEs) recém-chegados compreendam a identidade das instituições da Rede Federal. As ações serão executadas em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que incluiu o Programa de Recepção e Iniciação ao Serviço Público (Prisp) no Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Plafor).

O coordenador do Forgep, Rafael Gonçalves, diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), explica que essa demanda foi uma solicitação do Conif à Setec, com o intuito de otimizar o acolhimento dos novos servidores. “Nosso objetivo é proporcionar aos professores e TAEs uma imersão profunda na realidade da Rede Federal, abordando as diversas características institucionais, didático-pedagógicas, administrativas e culturais”, explica.

Adicional – A elaboração da proposta de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores teve início em março deste ano, visando à criação do benefício para os professores e TAEs. Atualmente, está sendo realizado o mapeamento das unidades localizadas em regiões de difícil acesso e com altos índices de rotatividade da força de trabalho. O cronograma do GT responsável pelo tema prevê que a minuta de proposição seja apreciada pelo Conif em agosto deste ano.

De acordo com o coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a intenção é que a versão final seja apresentada aos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – antigo MPOG – até o fim de setembro. “Temos acompanhado de perto o trabalho minucioso realizado pelo Forgep e reconhecemos que se trata de uma proposta muito importante para a motivação dos servidores e para a manutenção da plenitude das atividades institucionais”, disse.

  

Reunião – De 30 de junho a 1º de julho, representantes de todas as instituições da Rede Federal participaram da reunião do Forgep, em Brasília. As atividades tiveram ainda a participação do presidente do Conif, Marcelo Bender Machado; do vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva; do coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas e do reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eduardo Modena.

Em sua fala, Marcelo Bender ressaltou os diferenciais e o alcance da Rede Federal, bem como os planos para o futuro. “As instituições oferecem educação profissional e tecnológica de excelência, têm reconhecimento e servidores capacitados, por isso fazemos parte da melhor forma de educação profissional do País. Para que isso seja preservado, o Conif está construindo um Plano Estratégico que fortalece a Rede como um patrimônio da Nação”, concluiu o presidente.

Fonte: www.conif.org.br

Forgep elabora proposta de Adicional de Interiorização e Fixação

No segundo semestre de 2016, o Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) submeterá proposta de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores para apreciação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Após aprovação pelo Pleno, os resultados serão apresentados aos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

 

Os estudos estão sendo realizados por grupo de trabalho (GT), visando à criação do benefício para os servidores técnico-administrativos e docentes lotados em unidades da Rede Federal localizadas em regiões de difícil acesso e com altos índices de rotatividade da força de trabalho.

 

De acordo com o coordenador do Forgep, Rafael Gonçalves, diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a gratificação é concedida pelo governo federal a outras carreiras. “Servidores do Ibama e militares já possuem esta política e consideramos justo contemplar também as instituições da Rede Federal, reconhecida por ser amplamente interiorizada”.

Acompanhando de perto as discussões do Forgep, o coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), afirma que a intenção é apresentar a proposta ao MEC e ao MPOG ainda em 2016. “É um importante incentivo para a permanência do servidor em cidades mais afastadas dos grandes centros. Portanto, queremos aprofundar os debates e chegar ao melhor resultado possível para que os nossos servidores sejam realmente contemplados”, disse.

Reunião – Os dirigentes de Gestão de Pessoas que compõem o Forgep estiveram reunidos em Brasília nos dias 30 e 31 de março, com a participação do coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif e do reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, anfitrião do encontro. A pauta incluiu temas como o dimensionamento de cargos e funções, banco de professor equivalente, quadro de referência e aprimoramento da carreira de técnico-administrativo em educação (TAE), além da apresentação de experiências exitosas e da participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Nova coordenação – Durante a reunião, foi eleita a nova equipe que coordenará o Forgep. Fazem parte da nova composição: Rafael Farias Gonçalves (coordenador-geral – IFNMG), Ivam Holanda de Sousa (coordenador adjunto – IFCE), Beatriz Glória Campos Lago (primeira secretária – IF Sul de Minas), Aguinaldo Tejo Filho (segundo secretário – (IFPB), Fernanda Christina Garcia da Costa (suplente da primeira secretária – IFMT) e Olímpia de Sousa Marta (suplente do segundo secretário – IFMG).

 

Fonte: www.conif.org.br

Pontos principais da décima terceira reunião do FORGEP foram divulgados
 

No período de  21 de agosto de 2014 a 22 de agosto de 2014, será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) em Brasília-DF a décima terceira reunião do FORGEP, entre os assuntos a serem tratados está o PLAFOR, Professor Visitante lei 12998/2014, gestão estratégica de pessoas e os grupos de trabalho solicitados pelo CONIF. Serão compartilhadas experiências pelas áreas de pessoal de algumas instituições  federais e serão tratados outros assuntos referentes à área de pessoal . Serão convidados para reunião além dos integrantes das Instituições federais, os representante(s) do Ministério da Educação (MEC) e do CONIF.

Grupos de ações solicitadas pelo CONIF começam a se reunir
 

No período de  27 de março de 2014 a 28 de março de 2014, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) em Aracaju-SE a décima segunda reunião do FORGEP, nesta reunião foi solicitado pelo CONIF que os integrantes do FORGEP formassem grupos de trabalho (GT's) para realização das ações propostas pelo CONIF para o ano de 2014. Os GT's são: GT Ação 1 - Adoção de um processo de gestão de pessoas, GT Ação 2 - Sistemas informatizados de Gestão de Pessoas na rede federal tecnológica, GT Ação 3 - Capacitação na rede federal tecnológica e GT Ação 4 -  Discussão sobre a criação do técnico-administrativo substituto na rede federal tecnológica. Os GT 1 e 2 se reuniram (o primeiro em Brasília-DF e o segundo em Natal-RN) na última semana de abril-2014 e seus trabalhos assim como dos demais grupos que ainda se reunirão serão disponibilizados no site do FORGEP no link "Documentos": http://forgep.wix.com/forgep#!documentos/c1dfs

RSC e Progressão para Professor Titular e Plano de Formação Continuada serão temas importantes a serem tratados na Décima Segunda reunião ordinária do FORGEP
 

No período de  27 de março de 2014 a 28 de março de 2014, será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) em Aracaju-SE a décima segunda reunião do FORGEP, entre os assuntos a serem tratados está o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) cujas diretrizes gerais foram publicadas recentemente, a progressão para professor titular também será abordada na reunião, o SIGEPE, novo sistema informatizado de gestão de pessoas que está sendo criado pelo governo federal e o Plano de Formação Continuada para Servidores (PLAFOR). Serão compartilhadas experiências pelas áreas de pessoal de algumas instituições  federais e serão tratados outros assuntos referentes à área de pessoal . Serão convidados para reunião além dos integrantes das Instituições federais, os representante(s) do Ministério da Educação (MEC) e do CONIF.

Pontos principais da Décima Primeira reunião do FORGEP foram divulgados
 

No período de  21 de novembro de 2013 a 22 de novembro de 2013, será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) em Brasília-DF a décima primeira reunião do FORGEP, entre os assuntos a serem tratados está o Assentamento Funcional Digital (http://www.sigepe.gov.br/assentamento-funcional-digital) e o SIGEPE, novo sistema informatizado de gestão de pessoas que está sendo criado pelo governo federal. Serão compartilhadas experiências pelas áreas de pessoal de algumas instituições  federais e serão tratados outros assuntos referentes à área de pessoal . Serão convidados para reunião além dos integrantes das Instituições federais, os representante(s) do Ministério da Educação (MEC) e do CONIF.

Definida Décima reunião do FORGEP


No período de  29 de agosto de 2013 a 30 de agosto de 2013, será realizada em Brasília-DF a décima reunião do FORGEP, entre os assuntos a serem tratados estão a operacionalização do FUNPRESP pela área de gestão de pessoas, serão compartilhadas experiências pelas áreas de pessoal de algumas instituições  federais de Educação Profissional, Tecnológica e Científica e serão tratados outros assuntos referentes à área de pessoal . Serão convidados para reunião além dos integrantes das Instituições federais de Educação Profissional, Tecnológica e Científica, os representante(s) do Ministério da educação (MEC) e do CONIF.

Reunião do FORGEP em maio/2013 tratará assuntos importantes relacionadas à gestão de pessoas das IFE's


No período de  22 de maio de 2013 a 24 de maio de 2013, será realizada em Foz do Iguaçu-PR a reunião do FORGEP para debater a nova carreira docente (Plano de Carreiras do Magistério Federal) e seus recentes desdobramentos. Também será tratada na reunião o FUNPRESP (Previdência Complementar do Serviço Público Federal), as auditorias e a eleição da nova coordenação do Fórum. Foram convidados para reunião os integrantes das Instituições federais de Educação Profissional, Tecnológica e Científica e representante(s) do Ministério da educação (MEC).

Reunião Extraordinária do FORGEP em fevereiro/2013 tratará da Lei 12772/2012 e seus desdobramentos


No período de  26 de fevereiro de 2013 a 27 de fevereiro de 2013, será realizada em Brasília-DF a reunião extraordinária do FORGEP para debater a Lei 12772/2012 que alterará o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11091/2005) e criará a partir de 01 de março de 2013 o novo Plano de Carreira do Magistério Federal  que unirá o Plano de Carreira do Magistério Superior com o Plano de Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Foram convidados para reunião os integrantes das instituições Federais de Educação Profissional, Tecnológica e Científica e representante(s) do Ministério da Educação (MEC). 

Reunião do FORGEP realizada em Maceió-AL foi muito importante para balizar conhecimentos sobre o Decreto 7806/2012


A reunião realizada em outubro/2012 no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) equalizou os conhecimentos referente ao Decreto 7806/2012, com a reunião os integrantes do FORGEP chegaram a um entendimento em comum sobre o Decreto 7806/2012 como interstício para progressões, titulações etc.

bottom of page